Concurso: Mascote do Curso de Jogos Digitais

Mascotes são representantes “em carne e osso” de marcas, produtos ou eventos, tendo grande apelo com o público, afinal, são bem mais carismáticos do que um logotipo. Em se tratando de games, a relação com mascotes vai além, pois trata-se de personagens que são utilizados não apenas como expansão da marca mas muitas vezes como elementos principais do produto. Sendo assim, vamos criar juntos o mascote do curso de Jogos Digitais da Facisa? (e ainda faturar jogo de PS3, livros e seu mascote virar personagem de game?)

Quem pode participar?

Qualquer pessoa física, jurídica, organização ou coletivo com exceção de robôs, androids, viajantes do tempo e pessoas com implantes no cérebro. Podem participar estudantes, professores e profissionais de qualquer instituição, incluindo a Facisa, com exceção da comissão julgadora do concurso.

O que precisa fazer?

Criar uma mascote para o curso de Jogos Digitais da Facisa e utilizando a prancha base fornecida, enviar uma imagem com seu conceito em formato PNG/JPG com 1280px X 800px para o e-mail jogosdigitais@facisa.edu.br com o assunto “Mascote” até o dia 9 de Outubro de 2011 (tem um feriado antes pra você dar um tapa e deixar o trabalho supimpa). Seu trabalho deve ter no mínimo os seguintes itens:

  • Nome e e-mail do autor;
  • Imagem em cores da mascote em pose que demonstre sua personalidade;
  • Imagem da mascote em vistas, no mínimo frontal e lateral;
  • Nome da mascote;
  • Descrição em texto do conceito da mascote;
  • Opcional: desenho de expressões, armas, veículos, etc;
  • Técnica: livre. Pode desenhar à mão, pintura digital, vetor, 3D, grafitti, xilogravura, pintura rupestre, o que desejar, contanto que a entrega seja no formato solicitado;
  • Limite: Sem limite de trabalhos, pode enviar quantas mascotes quiser, contanto que cada uma esteja numa prancha com todos os itens solicitados.

Quais os prêmios?

É óbvio que o maior prêmio será ver sua criação como representante de um curso superior de Jogos Digitais. O “carinha” provavelmente irá aparecer em diversos materiais, reportagens e é bem provável que seja personagem de um game muito antes do que você imagina! Mas se isso não for suficiente, você vai ganhar:

Os prêmios serão entregues após no máximo 30 dias da divulgação dos vencedores, que irá ocorrer no dia 10 de Outubro de 2011.

Dicas de Conceito

Não existe tema específico para a criação dos conceitos das mascotes, no entanto, o objetivo é a criação de uma mascote para um curso de Jogos Digitais, com grande foco no mercado, sendo assim já se configuram “automaticamente” diversos parâmetros para o conceito. Então, imaginamos que seja interessante que a mascote tenha relação com o universo/mercado de games ou com a profissão de desenvolvedor de jogos; se utilize das formas e cores da marca do curso; que a mascote possa estar categorizada visualmente com personagens populares de games como Mario, Sonic, Megaman, etc; e que seu conceito possa ser algo seguindo storylines do tipo:

  • A mascote ser um “estudante típico” de curso de jogos ou…
  • Um robô que ajuda os alunos no desenvolvimento de jogos ou…
  • Uma criatura surgida após um acidente no laboratório de jogos ou…
  • … algo bem mais criativo que isso. 😀

Comissão Julgadora

A comissão julgadora do concurso será formada pelo Prof. Silvio Toledo (Ilustracao 1, Animação e 3D) e pelo Prof. e Coordenador Rodrigo Motta (Ilustração 2, Ilustração 3, Design de Jogos), sendo a decisão da mesma de caráter irrevogável. Os quesitos avaliados pela comissão, em sua ordem de valor serão:

  1. Relação da mascote com o universo/mercado de games;
  2. Relação da mascote com a profissão de desenvolvedor de games;
  3. Relação da mascote com a identidade visual do Curso de Jogos Digitais da Facisa;
  4. Que a mascote possa ser categorizada visualmente como personagens populares de games;
  5. Criatividade e originalidade na criação do conceito da mascote;
  6. Design da mascote de forma a facilitar sua representação em diversas técnicas visuais;
  7. Qualidade na representação (imagens, desenhos, pintura) da prancha enviada;

Letras Miúdas

Ao enviar o conceito para o concurso, o participante continuará tendo direito autoral sobre a mascote, podendo divulgar como sendo trabalho de sua autoria, usar em portfólio, palestras e de forma educativa, porém cedendo os direitos de uso da mascote para o Curso de Jogos Digitais da Facisa, de forma que poderemos modificar a mascote e usá-la segundo qualquer uma de nossas necessidades, sem a necessidade de autorização do autor.

Os conceitos enviados devem ser originais e ao participar do concurso os autores atestam que não se trata de uso ilegal ou cópia não autorizada de material de terceiros. O Curso de Jogos Digitais não se responsabiliza pelas conseqüências causadas por esta prática e se dá o direito de eliminar em qualquer etapa do concurso os trabalhos identificados com fraude ou cópia.