Palestra sobre jogos virtuais na fisioterapia contou com cerca de 150 participantes

O curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande, FCM-CG, uma palestra proferida pela professora doutora, Maria Goretti Fernandes, docente na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), sobre jogos virtuais e sua relação com a fisioterapia. O evento contou com cerca de 150 pessoas. Desde estudantes e professores da Facisa/FCM e até docentes de outras instituições de ensino superior.

Maria Goretti discorreu sobre os vários benefícios acerca do uso dos jogos virtuais como complemento às práticas da saúde. “Esses games propiciam o fortalecimento da musculatura, a recuperação de movimentos, o aumento da atividade cerebral, além de permitir aos jogadores/pacientes, uma maior capacidade de concentração e equilíbrio físicos”, frisou. A professora do curso de Fisioterapia da FCM e idealizadora do evento, Socorro Cruz, disse que o objetivo do evento foi mostrar as novas ferramentas nas diversas áreas da fisioterapia, destacando, sobretudo, o uso de técnicas interdisciplinares na reabilitação física e emocional do homem, buscando, também, o seu bem-estar.

Após a palestra, houve a exibição de alguns jogos virtuais, os quais têm sido usados como ferramenta em práticas de saúde, a exemplo do Kinect (Microsoft) e Nintendo Wii (Nintendo).

O vice-coordenador do curso, Sandro Mangueira, destacou a quantidade de pessoas que participaram do evento, e a importância da temática, que tem se inserido no cotidiano da saúde. “Hoje a reabilitação está atrelada a uma equipe interdisciplinar, e mesclar diferentes áreas do conhecimento visando o bem-estar do indivíduo é necessário”, disse. Sandro afirmou, ainda, que existe a pretensão de criar, para o segundo semestre do corrente ano, um curso de extensão voltado para a referida área.