Curso de Jogos Digitais realiza seleção de bolsistas para projeto apoiado pelo Banco do Nordeste

Será realizada nesta quinta-feira a partir das 14:30 a seleção de alunos que irão participar do projeto PlayNordeste, apoiado pelo Banco do Nordeste.

O projeto PlayNordeste visa estudar características culturais, sociais e ambientais dos estados da região Nordeste brasileira com o objetivo de produzir nove jogos representando cada um dos estados.

O projeto foi formulado pelo Prof. Rodrigo Motta do Curso de Jogos Digitais da Facisa e por Kleyner Nogueira, gerente do Banco do Nordeste. Os jogos terão características de jogos casuais/sociais, newsgames e advergames, desenvolvidos com tecnologias voltadas para internet e aparelhos móveis.

Serão selecionados seis alunos do curso de Jogos Digitais da Facisa, três destes alunos irão receber bolsa-auxílio em dinheiro e três participarão de forma voluntária. A prova prática irá selecionar programadores, artistas e game designers que farão parte deste projeto, sob orientação dos professores Rodrigo Motta, Bruno Catão e Ademar Virgolino.

Nos jogos, o jogador será apresentado a experiências de jogo divertidas e interativas. Além de jogar, ele receberá informações demográficas, culturais e históricas de cada um dos estados da região. Os jogos serão indicados para “crianças de todas as idades”, pois todos irão se divertir jogando: os jovens irão aprender sobre aspectos da região Nordeste e adultos irão se emocionar com as peculiaridades de cada estado, representadas agora num jogo digital. O fato dos jogos estarem na internet possibilitará que os mesmos sejam utilizados como artefatos de aprendizagem em todas as escolas com acesso a rede, em qualquer lugar do mundo, tendo links nos quais ao clicar o jogador será levado a mais informações sobre o tema do jogo que está jogando no momento.

Todos os games tem intenção de realçar características de cada estado do Nordeste, transmitindo de forma divertida informações sobre a cultura, os moradores, os pontos turísticos e as atividades realizadas em cada um dos estados. Trata-se então da valorização da cultura numa nova mídia: trazer para os admiradores de jogos eletrônicos também um pouco de conteúdo sobre esta região tão rica que é o Nordeste, transmitindo além da diversão de jogar, informações, imagens, vídeo e música, visto que jogos digitais criam uma excelente oportunidade para o aprendizado tangencial.

Atualização 17/02: Resultado da Seleção – Candidatos Classificados

  • Renato Morais 9,5
  • César Augusto 8,5
  • Aleff Ghimel 8,0
  • Hugo Nicodemos 8,0
  • Guilherme Meira 7,5
  • Caainã Jerônimo 7,0
  • Nilton Ginani 7,0