Matriz Curricular

O curso de tecnologia em Jogos Digitais da Facisa tem duração de seis semestres, carga horária de 2.640 horas-aula e mais 100 de atividades complementares. De característica multidisciplinar o aluno é apresentado a componentes curriculares de matemática, física, design, ilustração, audiovisual, programação e demais componentes que o auxiliam em sua formação para o mercado.

1º Período
– Laboratório de Jogos 2D
– Programação Básica
– Fundamentos do Design de Jogos Digitais
– História dos Jogos Digitais
– Desenho Básico
– Desenho Vetorial
– Animação 2D
– Linguagem Audiovisual

2º Período
– Laboratório de Jogos 3D I
– Projeto de Algoritmos
– Design de Jogos Digitais
– Desenho de Personagens
– Pintura Digital
– Indústria e Cultura dos Jogos Digitais
– Computação Gráfica 3D Básica
– Roteiro Multilinear Interativo

3º Período
– Laboratório de Jogos 3D II
– Programação Orientada a Objetos
– Metodologia de Projeto de Jogos Digitais
– Arte Conceitual
– Animação 3D
– Projeto Audiovisual
– Matemática Aplicada à Jogos Digitais
– Lógica Aplicada à Jogos Digitais

4º Período
– Laboratório de Jogos em Rede
– Inteligência Artificial
– Metodologia Científica
– Worldbuilding
– Computação Gráfica 3D Avançada
– Interfaces de Jogos Digitais
– Física Aplicada à Jogos Digitais
– Inglês Técnico

5º Período
– Laboratório de Jogos 3D III
– Tópicos Especiais em Jogos Digitais I
– Psicologia
– Empreendedorismo
– Serious Games
– Projeto Integrado de Jogos Digitais

6º Período
– Laboratório Avançado de Jogos
– Tópicos Especiais em Jogos Digitais II
– Ética em Jogos Digitais
– Marketing Digital
– Direito ou Libras [optativas]
– Trabalho de Conclusão de Curso

As Atividades Complementares de Graduação visam complementar a formação realizada m sala de aula, devendo se pautar, na sua oferta:

  • pela finalidade de consolidar a vida acadêmica da Faculdade;
  • pelo tratamento de temas;
  • pela interdisciplinaridade;
  • pela contribuição para a formação humanística do aluno.

Serão consideradas Atividades Complementares de Graduação tudo aquilo que contribua para a formação técnica e humanística do estudante, notadamente:

  • monitoria;
  • iniciação científica;
  • participação em grupos de estudo, projetos de pesquisa ou projetos de extensão coordenados por professor;
  • participação em congressos, conferências, simpósios, seminários e atividades similares, na área do curso ou em área afim;
  • publicação de artigo;
  • cursos de extensão ou atualização, na área do curso ou em área afim;
  • participação em órgãos de representação estudantil;

A abordagem do curso possibilita a aplicação prática de todos os conceitos teóricos, através do desenvolvimento de vários jogos, ao longo do curso, pela utilização de softwares disponíveis e conhecidos no mercado em diversas plataformas de computação. Para essa formação aplicada e abrangente, o curso conta com disciplinas teóricas que fornecem conceitos sobre roteiros, criação de cenários, elaboração de personagens, projetos de interface, regras e jogabilidade. Outros aspectos, como técnicas de animação, inteligência artificial e sistemas voltados para a construção de jogos 2D, 3D e multiplayers serão temas de estudo. A Facisa busca, permanentemente, parcerias com empresas de tecnologia e desenvolvimento com o objetivo de aproximar o curso, ainda mais, da realidade e das tendências do mercado.